Olá, hoje temos uma crítica sobre um documentário que com certeza vai mudar sua vida. COWSPICARY: O Segredo da Sustentabilidade, foi dirigido e produzido em 2012 pelos americanos Kip Andersen e Keegan Kuhn e trouxe a tona uma grande questão. Estamos mesmo cuidado da nossa casa, a Terra? E será que as organizações ambientais estão preocupadas com o futuro do planeta? Saiba agora!

O documentário tem como finalidade e ponto principal questionar as grandes e pequenas organizações ambientais sobre o impacto da criação de gado, a pecuária e a pesca na natureza. A principio, Kip Andersen foi um jovem sempre preocupado com a questão ambiental e anos atrás fez o que muitos tentam fazer para ajuda a salva o planeta: reduziu o tempo de banho, apagava as luzes ao sair dos cômodos de sua casa, parou de andar de carro e optou pela bicicleta e entre outras maneiras de participar dessa colaboração para com o planeta. Porém, não houve resultados, os anos passaram e o planeta acabou sofrendo mais e mais com os problemas, como efeito estufa, tsunamis, queda das geleiras, aumento do calor em muitos partes do mundo. Dessa forma, ele percebeu que algo estava errado e que deveria correr atrás de respostas concretas do que realmente estava causando todos aqueles problemas. Certo dia, ele se deparou com uma matéria que falava da criação de gado (pecuária) e como ela era responsável por grande parte dos problemas que ele tentou reduzir durante anos.10-02-16-cowspiracy-kip-andersen-590

cmecpe7usaa7ebs

Pecuária + subprodutos causam pelo menos 51% de todas as emissões de gases de efeito estufa” Essa é frase destacada na camisa dele e com certeza foi um grande choque e a partir daquele momento, Kip Andersen foi investigar a fundo os reais problemas e como as organizações ambientais lidam com esse fato, o documentário é simplesmente sensacional, basicamente tudo que falei antes é um resumo de como inicia a história mas eu não quero falar muito sobre os detalhes e sim que vocês vão atrás para assisti-lo. O documentário tem cerca de 1h30 de duração e abrange outros assuntos como a pesca na natureza de forma descontrolada, desmatamento para criação de gado, matança de animais para consumo humano, entre outros. Mas o ponto principal é como o governo, as organizações, as empresas e os criadores lidam com esse fato e é impressionante como o Kip vai atrás dessas respostas e não desiste e não aceita um “Não” como resposta, outra coisa que choca muito é como os órgãos responsáveis não dão a minima para o que é apresentado e omite as declarações oficiais que o Kip apresenta a eles durante as entrevistas. Sim, o Kip foi atrás das respostas pessoalmente, depois de fazer várias pesquisas em diversos sites de organizações ambientais e não ter encontrado NADA relacionado a pecuária e criação de gado, ele decidiu fazer entrevistas e está cara a cara com os líderes. Assim começa a ser descoberto o grande secreto da sustentabilidade, é importante que vocês assistam e tirem suas próprias conclusões.

maxresdefault-1

Em outro ponto do documentário que me chamou a atenção foi a questão do desmatamento e isso influência muitos em nossas vidas de maneira direta, porque a Amazônia é citada algumas vezes em certa entrevista e é um exemplo de caos, desordem e um completo descaso das autoridades. Infelizmente é uma realidade o desmatamento das florestas para simplesmente gerar lucros e enriquecer no mercado, como consequência a produção e a criação de gado gera o problema do efeito estufa. A falta de políticas públicas para solução de problema é lamentável, vê nossas florestas indo embora é uma grande tristeza. É importante citar que muitos aqui no Brasil já tentaram e/ou tentam lutar pela sobrevivência e preservação da Amazônia, podemos chamar essas pessoas de grandes e verdadeiros heróis que enfrentam muitas dificuldades e infelizmente são mortes pelo simples fato de querer salva e proteger nosso bem maior.

Uma frase me chamou muito atenção no documentário, que foi essa:

“Você não pode declara-se um ambientalista e comer carne”a4a82077b3c9d8ad7d9ac4bcad919cbc

A questão do consumo de carne também é um tema do documentário e trata como um dos pontos principais do problema. Sim, comer carne! Isso ajuda, porque para comer sua carne de cada dia, vai ter que criar gado e afins e isso gera um ciclo vicioso e muito perigoso para todos nós. Um das soluções que o Kip Andersen encontra é se torna vegetariano, uma decisão tomada por muitas pessoas em todo mundo (não é uma grande parcela) que de fato seria bom para redução do efeito estuda, sem o consumidor, não existirá produção. Mas esse é um assunto muito abrangente e que requer mais discussões entre a população mundial.

Por fim, eu quero dizer que vale muito a pena assistir esse documentário que pode mudar sua vida e te mostrar um lado que você não sabia que existia ou pode reforçar sua ideia de sustentabilidade e de luta pela causa, uma super indicação para assistir nas férias. O documentário está disponível na Netflix e você também pode encontra no Youtube. Espero que tenham gostado, aqui embaixo tem um link de um vídeo onde eu falo mais sobre o Cowspiracy, se gostou do conteúdo entra lá também. Abraço, YOLO!

Vídeo crítica sobre Cowspiracy

2 comentários em “Crítica – Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Deixe um comentário