Oi, gente! Hoje o papo vai ser diferente, como podem ler o título desse post é uma pergunta, essa pergunta não é minha mas foi feita para mim esse ano por um professor muito especial na minha vida. O filme que vou falar hoje é “O Show de Truman: O Show da Vida”, porém não vou fazer a resenha do filme mas tentar mostrar como esse filme é fantástico e nos apresenta grandes questionamentos para nossa vida.

Primeiramente, você deve assistir o filme antes de ler isso aqui, não é por causa de spoilers, nem algo parecido mas porque o filme é muito bom, além de ser um clássico do cinema, vencedor de Oscar e tudo mais. Se você não assistiu, acredito que as coisas não ficaram tão claras, é um aviso. Corre, assisti e depois ler o texto!!

No começo eu não entendi, fui condicionado a assistir porque li e ouvir falar que era mais que um filme, era o show da vida (como também está no título do filme em português). Truman é um rapaz que vive em um reality show, mas ele não sabe disso. A medida que descobrimos isso é um impacto, não por ser um show de TV mas como tudo aconteceu. Ao final do filme, percebi todo impacto que o filme causa e faz nos questionar sobre diversas atitudes que praticamos em nosso dia a dia, mas é só isso? Depois de dois, três meses você continua fazendo as mesmas coisas e lembra que aquele só foi mais um filme. No meu caso, eu acho, que estou fora dessa regra até certo ponto, dias atrás tive um sonho que me fez recordar o filme e dentro do sonho percebi que aquilo era tão complexo que minha ignorância era tamanha que não dei o devido tempo para refletir sobre tais questões, se engana aquele que acha que são meras “questões do filme” ou “reflexões que o filme me fez ter” Tá, ok. E depois? No teu dia a dia, nas tuas ditas “reais” ações, você realmente mudou? O que quero falar é que estamos sendo conduzidos o tempo todo, a roupa que você veste, a comida que você come, a novela que assisti, a marca da bolsa que você gosta, o canal no Youtube que mais assisti, o time de futebol que gosta, a marca de batom que você usa. Nem tudo é alienação, eu sei e tenho consciência disso, porém muito do que se passa no filme é nossa vida real, decerto vivemos no espírito de rebanho, condicionados e alheios a nossa realidade.filme-o-show-de-truman-1371674076208_956x500

Outro fator que chama atenção é como a liberdade de Truman é usurpada de maneira imprudente, nós também temos essa pseudo ideia de liberdade, como podemos ter liberdade se a todo momento somos vigiados, nas ruas, nos bancos, no elevador, câmeras em todos os lugares, às vezes não percebemos mas muito desses recursos já são grandes meios de vigilância, não tirando os benefícios de tais recursos para segurança, entretanto, até que ponto?. E o que é liberdade para você?. Mecanismos de controle existem a muito tempo, todavia se aperfeiçoaram ainda mais nessa onda de revolução tecnológica. No filme temos um grande show em volta da vida de Truman, e nos não fazemos isso também? Seja no Big Brother Brasil ou no Facebook de seus parentes, a busca em saber quem casou, quem brigou e porquê. Esse é o motor de uma grande teia de logaritmos, fake news e pelo visto, sem lei, nem rei. AAEAAQAAAAAAAAYwAAAAJGM4MWIzMGQ1LTRhNWQtNGMyYy05MGMxLWI5NWU2NjU0YzJkNw

Além disso, é importante que a reflexão e discussão não pare aqui, não sou o melhor em gravar tudo de um filme, com certeza estou esquecendo algo para falar, porém isso não te impede de me dizer o que achou e se concorda ou não com os pontos que trouxe hoje. Como disse lá em cima é importante você assistir antes, mas se você mesmo assim chegou aqui sem ter assistido, vá! Esse post tem mais perguntas do que respostas e isso reflete a minha cabeça hoje, com muitas perguntas e poucas respostas. É isso mesmo que quero passar, principalmente, a pergunta do título. Qual a sua/nossa real distância de Truman?

trim

Um comentário em “Qual a nossa real distância de Truman?

Deixe um comentário